quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Arroz de cenoura

Cá em casa o marido não suporta gosta de cenoura nem ervilhas nas refeições (traumas de infância).
Eu bem tento, mas como devem imaginar a teimosia reina e acabo sempre por não utilizar estes vegetais/legumes nas refeições.
Até que recentemente descobri uma maneira de o 'obrigar' a comer cenoura que foi usá-la discretamente num belíssimo arroz de cenoura. Para espanto meu, comeu e não reclamou :-) por isso ultimamente até tenho feito bastante deste arroz em casa.

É um arroz muito rápido de se confeccionar, saboroso e colorido. Faço com cenoura raspada de modo a ficar o mais imperceptível possível, mas se preferirem podem partir às rodelas grandes ou em cubos pequenos.

Quanto à ervilhas, ando a tentar desenvolver um qualquer estratagema maquiavélico mágico já que eu adoooooro ervilhas e evito fazê-las por preguiça, para não fazer arroz e refeições em separado.


Ingredientes:

- 1 medida de arroz
- 2 medidas de água
- Sal q.b.
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Azeite
- Cenoura raspada (a gosto)

Preparação:


- Descascar uma cenoura e raspá-la. Reservar.

- Entretanto, num tacho levar ao lume um fio de azeite com a cebola picada e o alho picado.

- Quando a cebola estiver translúcida, juntar 1 medida de arroz e mexer. Deixar fritar um pouco o arroz.

- Adicionar a cenoura e as 2 medidas de água de seguida.

- Temperar com sal, dar uma mexidela e deixar cozinhar o arroz em lume brando até a água se evaporar.

- Depois de cozinhado, manter o tacho tapadinho e desligado uns 2 minutos e servir!

11 comentários:

  1. Cá o meu não gosta de nada no arroz, tem de ser arroz branco! Se tiver alguma outra coisa ele come mas não é com vontade! Que grande tolice, porque eu adoro arroz de tudo e mais alguma coisa! O de cenoura é aquele clássico, fica sempre bem! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Elisabete é das minhas... Somos umas 'arrozeiras' :-) Tão bom um arroz para acompanhamento...

      Eliminar
  2. Por aqui arroz de cenoura é dos mais pedidos mas agora tem sido feito na yammi, é bem rápido e fica igualmente saboroso :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Carla, a fazer pensar-me ainda mais nas maquinetas :-) :-) :-) Malvada!!!

      Eliminar
  3. Eu adoro arroz de cenoura! Mas também eu gosto de cenoura em quase tudo xD

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  4. Bem bom! Gosto imenso de arroz de cenoura :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Joana!
    Eu ao contrário do seu marido, adoro cenoura e volta e meia coloco também no meu arroz. O seu ficou com uma cor linda e certamente saboroso.
    Deu água na boca!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa o "drama" com as ervilhas e afins é o mesmo! Mas arroz de cenoura é bem aceite, eu adoro e combina com quase tudo! :) Por acaso não algum tempo, que rica ideia! :)

    ResponderEliminar
  7. Boa sugestão esse arroz, apesar de por aqui comermos legumes, leguminosas e afins de toda a maneira e em quantidades generosas, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Haha, claro que tinhas de arranjar maneira! E que maneira :D Eu sinceramente odeio cenoura cozida (crua adoro :P), mas acho que ralada no arroz fica muito boa e dá especial graça ao arroz :) Um acompanhamento simples, tradicional e delicioso :D E com um belíssimo aspeto ;)
    Fico à espera da solução para as ervilhas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui... As ervilhas, isso é que vai ser muito mais difícil, não sei se com os meus estratagemas habituais consigo :-( A ver vamos!!! Beijinhos***

      Eliminar