terça-feira, 24 de novembro de 2015

Madalenas

Um dos meus defeitos é ser teimosa. Mas, e quando isso se transforma numa qualidade? Eu que ando sempre a dizer mal das formas de silicone, não resisti mesmo assim em comprar outra. E não é que desta vez tive uma boa experiência? Afinal a minha teimosia acabou por dar bons resultados.

Fiz umas madalenas simples, que cá em casa não gostamos das de chocolate e experimentei fazê-las usando a forma de silicone e não é que saíram direitinhas e maravilhosas? Será que é desta que eu e as formas de silicone fazemos as pazes?! :-)

Ingredientes: (para 6 madalenas)

- 100g. manteiga
- 90g. açúcar
- 3 ovos
- 100 g. farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- Raspa de casca de laranja
- Raspa de casca de limão

Preparação:

- Numa bacia, juntar o açúcar e a manteiga derretida e bater com a batedeira até formar um creme.

- Adicionar os ovos e bater novamente para misturar bem.

- Adicionar depois os restantes ingredientes (as raspas, a farinha, o fermento, o sal) e misturar bem a massa novamente (até a massa fazer bolhinhas).

- Verter o conteúdo para forma de queques, encher só até metade das formas porque a massa cresce.

Opcional: Polvilhar com açúcar (eu costumo sempre fazer).

- Levar ao forno a 180ºC durante 15-20minutos.

- Depois de arrefecer, desenformar e servir!






8 comentários:

  1. Para certas coisas as formas de silicone são fantásticas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião não era essa, mas pode ser que com esta experiência mude e passe a usá-las mais :-)

      Eliminar
  2. Olá Joana, sei que não sou grande pasteleira, mas uso formas de silicone e até dou-me bem com elas. Uma madalena ao lanche com um cafézinho ou chá, haverá lá coisa mais simples e mais saborosa??? beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Val, uma madalena acompanhar uma caneca de chá é sempre um bom momento :-) São daquelas coisas simples que nos fazem felizes :-) Beijinhos***

      Eliminar
  3. Olá Joana!!
    Adoro formas de silicone, acho super práticas!
    Madalenas são sempre irresistíveis, ótima receita!
    Beijos mil e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea, eu ainda estou a tentar enamorar-me com este género de formas, mas sem dúvida que estas madalenas ficaram deliciosas... Beijinhos***

      Eliminar
  4. Já te disse montes de vezes que formas de silicone não são minhas amigas... até já deves estar farta! :)
    Mas... tenho ali umas que a minha prima me deu. E se tu não desististe eu também vou tentar.
    Um beijinho grande.
    P.S. Levo uma madalena comigo.
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  5. Haha, eu que te sigo há algum tempo acho essa relação com as formas de silicone muito engraçada! É um amor-ódio com muito trabalho envolvido da tua parte :)
    Ainda bem que teve um final feliz, esta história! Ou que o vai continuar a ter, porque acredito que vais continuar a insistir, ainda por cima depois deste tão bom resultado :)
    Por acaso comprei há pouco tempo formas para madalenas no Lidl! E já fiz, também saíram bem. Acho que também é por serem mais pequenas, não sei :)
    As madalenas cresceram tanto e ficaram tão lindas! Tenho de experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar