terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bolo de aveia e limão

Cá em casa estes últimos dias teem sido de pôr os cabelos em pé diferentes. O mais pequeno da casa está a ter uma má adaptação à escolinha/infantário. Eu já previa que as coisas não fossem fáceis pois cada criança tem o seu timming, o seu feitio, as suas características pessoais e eu conheço bem o meu.
As manhãs são uma valente batalha até conseguir sair de casa e os fins de dia não são melhores. Mas acredito que seja uma fase passageira e com muita calma, muito amor e uma dose industrial de paciência acho que tudo volta ao habitual. São novas rotinas, novas regras, novas aprendizagens que só o tempo as fará assimilar e eu não quero de todo esticar a corda.

E por isso nada melhor que um bolo de aveia e limão para nos adoçar a boca quando os dias estão verdadeiramente amargos. E apesar de este bolo não ser nada doce, acreditem que comer uma fatia a acompanhar uma chávena de chá quentinho torna tudo mais apetecível.







Ingredientes:

- 4 ovos
- 2 chávenas e meia (medida chávena de chá) de farinha
- 1/2 chávena de flocos de aveia (usei inteiros - na receita original eram triturados)
- 1 chávena e meia de açúcar (usei mascavado)
- 1/4 de chávena de azeite
- Raspa de 1/2 limão
- 1 colher de chá de fermento

Preparação: (coisa mais simples não há)

- Misturar os ingredientes todos numa bacia/tigela e bater bem com a batedeira até formar uma massa homogénea.

- Verter a massa para uma forma untada com margarina e farinha e levar ao forno a cozer durante +-30minutos (no meu forno - fazer o teste do palito).

- Servir!



























Como mencionei em cima, este bolo de doce não tem nada... É um típico bolo seco de 'chá das cinco'.
Cá em casa a opinião não foi consensual e por isso levei-o para casa dos meus sogros para provarem onde também não houve consenso se o bolo era ou não bom. Uns gostaram, outros acharam demasiado desenxabido.
Para mim não é de todo dos meus bolos preferidos, gosto deles mais fofos e mais húmidos, mas também acho que o facto de eu ter usado a aveia sem ser triturada possa ter afectado a consistência/fofura da massa.
Por isso e porque sou curiosa, já tenho programado uma nova versão deste bolo mas usando açúcar refinado e triturando a aveia. Depois digo o que achei :-)
O que adorei neste bolo foi o toque de limão... Amei! A cada dentada notava-se o travo do limão mas sem ser exagerado, tal como gosto!

3 comentários:

  1. Cá em casa passa-se o mesmo. O meu filho mais velho entrou para a escola e com esse tudo ok, adapta-se muito bem a tudo. A mais nova vai para onde o vento a levar! O do meio é que é um problema! Nunca nada está bom, nunca tem pressa de ir dormir, nunca tem pressa de acordar, demora uma eternidade até resolver o que quer comer, depois a roupa não combina, depois o sapato está apertado, depois não quer lavar os dentes, depois afinal já quer lavar os dentes, depois já não quer ir para a escola! Durante a primeira semana andou nos eixos, até estava admirada! Hoje voltou a fazer a birra do costume! É um verdadeiro desafio sair de casa com os três a horas! O dia mal começou e já fico exausta! Pode ser um bolo sequinho mas com uma chávena de chá tenho a certeza que não se nota nada. Já há algum tempo que tenho cortado nos açúcares dos bolos. Não que eu não goste, muito pelo contrário, adoro bolos bem docinhos, mas pretendo perder peso por isso há que fazer ajustes. E eu até como bem os bolos com pouco açúcar, o problema é o meu marido! Todas as vezes que sai bolo a conversa é sempre a mesma "mas esqueceste-te de pôr açúcar no bolo outra vez?", "tu e essa tua mania de não pôr açúcar no bolo", e é assim quando se tem um marido guloso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só com um, por vezes fico 'maluca' :-) Imagino com 3! Essa casa deve ser uma animação :-) E é tão bom!!! Vamos torcer para que os nossos pestinhas 'arrastões' como eu costumo dizer, se adaptem às rotinas escolares... Eu entendo essa do pouco/muito açúcar... Cá em casa é a luta do açúcar e do sal. O que para um está apetitoso, para outro está insoso... Beijinhos***

      Eliminar
  2. Olá!
    É mesmo chato que o teu filho não se tenha adaptado bem... Eu sei mais ou menos o que é, tenho um irmão muito mais novo que eu e quando era pequeno no primeiro dia do infantário chorou imenso, tanto que nem conseguimos deixá-lo lá e veio de volta... Eu própria não frequentei o infantário com assiduidade, tinha uma avó bem presente que podia tomar conta de mim enquanto os meus pais trabalhavam e fui para a escola com pouco tempo de 'escolinha'. Espero que seja uma fase e passe, acho que acaba sempre por ser... Se os adultos já têm dificuldades com alterações na rotina é normal que as crianças também tenham. E quando começar a fazer amigos e tal pode ser que comece a gostar! As melhoras para a situação :)
    Acho que realmente esse bolo é uma boa amaneira de melhorar a coisa :P Está tão bonito e branquinho! Eu até gosto de bolos assim, depende, mas com limão parece-me bem... A aveia não triturada pode dar uma textura mais estranha, depois quero ver a nova versão :)
    Desejo já um bom fim-de-semana adiantado, que é para não vir depois no domingo à noite com atraso :P

    ResponderEliminar