quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bolinhas de atum

Já aqui vos contei algumas vezes que o meu filho não come atum. E também não come cebola. Se no arroz aparecer um bocadinho de cebola microscópico, aquela pequena boquinha detecta e deita tudo fora (ai rico filho de sua mãe... Sabes lá tu que eu também era igualzinha com a cebola :-)).
Até que num dia destes fiz estas pequenas bolinhas de atum como entrada e ele desatou a comê-las, não sei se estimulado pelo seu formato de bolinhas em tamanho reduzido, mas sei que comeu três seguidas. Não notou que era atum, não apartou a cebola, não refilou e disse que eram boas! E assim fiquei eu surpreendida ao vê-lo a devorar aquelas pequenas bolinhas.

São um aperitivo muito saboroso, mas obviamente que não quero que o meu filho coma frequentemente atum e cebola desta forma, porque são fritos e eu ando a tentar reduzi-los, por isso estou já a pensar em fazer estas bolinhas novamente mas levá-las ao forno para ver como ficam. Quando fizer essa versão mais saudável partilho convosco! No entretanto ficam com esta versão bem saborosa! Espero que gostem!





















Ingredientes:

- 1 lata de atum (usei ao natural)
- 1 cebola
- Salsa (a gosto)
- 2 ovos
- Pão ralado (para panar)
- Óleo (para fritar)

Preparação:

- Numa bacia ou tigela, juntar a cebola picada, a salsa picada, o conteúdo da lata de atum, 1 ovo e um pouco de pão ralado (para formar uma mistura homogénea) e misturar bem.
Se a mistura ficar um pouco líquida, pode-se juntar mais pão ralado até se obter uma massa consistente.

- Moldar bolinhas com as mãos e panar (passar por ovo batido e pão ralado).

- Fritar as bolinhas num tacho com óleo até ficarem douradinhas!

- Servir!


8 comentários:

  1. Sao mesmo boas! Ca em casa é ao contrario, os meus filhos adoram atum! Por isso faço frequentemente de varias formas! Ja a cebola eu adoro e o meu marido tambem mas o meu filho mais velho é como o teu, se ve um bocadinho por mais pequenos que seja obriga-me a retirar! Eu tambem era assim! E so penso, que parva! Tal como ele nao sabia o que andava a perder!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que pastelinhos tão ao meu gosto. Vou ver como te sais com a versão forno, essa seria a ideal. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Joaninha, se o seu filho gostou vou ter de experimentar com as minhas crianças! Vou levar comigo a receita porque me parece boa, barata, e apetitosa:)
    Um abraço!
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!!!
    Nada como uma friturinha para convencer uma criança! rsrsrs Sei que não a opção mais saudável, mas foi uma boa maneira de apresenta-lo às delícias do atum...eu amo demais!!!
    Já levo sua receita comigo!!!
    Beijos mil e uma boa noite pra ti! =)

    ResponderEliminar
  5. Hummmmm!
    Essas bolinhas devem estar super saborosas! Aguei kkkk
    Bjsssss amiga

    ResponderEliminar
  6. Agora fiquei com mais fome, parecem deliciosas mesmo, vou experimentar a fazer :)
    beijos*

    ResponderEliminar
  7. OLá Joana, estou aqui a torcer para que faças a versão no forno, porque os fritos estão banidos em minha casa, e eu, ADOROOOOOO atum e cebola! uma combinação perfeita. Portanto faz lá essa experiencia e vem contar-nos, pleeeaaaase! Acompanhado de um arrozinho branco e salada, deve ser uma refeição e pêras!beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu acho tão engraçado quando as crianças começam a comer alguma coisa de forma inesperada! Principalmente quando sou eu a cozinhá-la, ou, no caso do teu filho, tu :)
    Por acaso eu também não sou fã de atum quente... Gosto mais dele frio, com pepino e tomate é tããão bom! Agora num refogado com tomate, por exemplo, acho estranho.
    Cebola adoro, e com pedacinhos ainda melhor! No arroz nem se notam :P Mas é normal que as crianças não achem piada.
    Acho que levar ao forno é muito boa ideia, resulta sempre! Já fiz várias vezes uns bolinhos de atum (mas um bocado diferentes, com grão-de-bico) e nunca os fritei, levei sempre ao forno. Esses não são iguais mas aposto que resulta na mesma! :)
    Eu sei que tinha dito que não gosto de atum quente, mas assim disfarçado em bolinhos fica bom! Esses devem ficar mesmo deliciosos e crocantes, estou mesmo a ver :)
    Eu trituro tudo para não ter de andar a picar a cebola haha :P
    Essa foto do interior está mesmo apetitosa :D

    ResponderEliminar