quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bolo de laranja... e a arte de bem fazer bolos!


Bolo de laranja



Querem espreitar?


Aprendi a fazer bolos com a minha avó paterna, uma excelente doceira, por sinal!

Os melhores bolos caseiros são sem dúvida os da minha avó Cila.


Mas fazer um bom e bonito bolo tem muito que se lhe diga... Toda uma arte desde o untar a forma, enfarinhar, o bater a massa SEMPRE PARA O MESMO LADO e até para o desenformar... E nisso a minha avó é especialista!
Nunca lhe conheci um bolo mal feito, um bolo que se desmanchasse. Aos meu olhos, pelo menos, são todos perfeitos e uma delícia!



Desde pequena que eu (neta mais velha) passava tardes de volta da minha avó só a vê-la fazer bolos e doces e à espera da minha parte preferida, o rapar da bacia :-)

Não sei se será dessa influencia, mas a pastelaria sempre me cativou e apesar de cada vez cozinhar mais 'comida de tacho' e menos doces, sempre que posso, faço um docinho para perfumar a casa com o seu aroma e para nos deliciarmos com um belo chá ou uma caneca de leite!

Resolvi fazer um bolo de laranja, pois é simples, rápido, fácil e muito prático de se fazer.
Fiz a receita da Dica do Lidl e surpreendeu-me pela positiva... Superou até uma receita mais antiga que costumo fazer! Um bolo a repetir...

Ingredientes:

- 1 chávena e meia de açúcar (medida da chávena de chá)
- 1 chávena e meia de farinha c/ fermento
- 1 chávena de óleo (Pus menos de meia um pouco - não gosto de colocar muito óleo)
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 6 ovos
- 2 colheres (chá) de fermento

Preparação: (não fiz conforme a receita que vem na Dica)

- Untei com margarina uma forma de bolo c/ buraco e enfarinhei-a

- Liguei o forno a 180ºC

- Juntei os ingredientes todos numa bacia e bati a massa (Por norma uso a batedeira, mas como fiz o bolo à meia-noite, bati com uma vara de arames - ufa... Muita força de braço, é o que vos digo)


- Com a ajuda de um salazar verti a massa para a forma e levei ao forno a 180ºC durante 40 minutos

Amarelinho não está? Ovos caseiros :-)
- Fiz o teste do palito e quando estava no ponto (não gosto dele demasiado seco) desliguei o forno!


Tão alto e fofo :-) A-D-O-R-O!


Nós cá em casa gostamos muito deste género de bolos sem coberturas, simples e caseiros! São tão bons para acompanhar no pequeno-almoço, para levar na marmita para lanche ou até para acompanhar na sobremesa com o café :-)

Este em especial surpreendeu-me pois ficou com a massa muito levezinha e fofa e ligeiramente húmida!

Eu acompanhei a minha fatia com um chá de cidreira, são servidas?

13 comentários:

  1. Os bolos assim simples sem cremes, mas bem saborosos também são os eleitos aqui de casa! Eu aceito uma fatia, com tudo o gosto! :)

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm!
    Ficou bem apetitoso o teu bolo. Eu sou fã de bolo de laranja e essa receitinha parece mesmo especial.
    Adoraria conhecer a tua avó, mando um beijo p/ela...
    Bjssss querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dinha,

      Obrigada! De certeza que ía adorar conhecer a minha avó materna... Iam ter muito que falar, as duas fazem uns docinhos tão bons :-)

      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Olá Joaninha! Estes são de facto os melhores bolos, e o seu parece-me delicioso. Quanto à receita, acho que vou registá-la:)
    Uma boa semana! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manela,

      Registe que é uma receita prática e muito fácil de fazer :-) ideal para fazer nos seus fins-de-semana de campo! E o pano com que eu tapei o bolo, conhece-o? ;-)

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  4. Haha gostei desse "sneak peak" inicial :P Fiquei logo ansiosa pelo resto do post :P
    Eu infelizmente não tenho nenhuma avó "doceira", só me chegam receitas de cabidela e feijoada :P Mas tenho uma tia-avó que é mestre na arte de bem fazer pudins, pelo que tenho uma receita de *pudim perfeito* :D
    A tua avó tem um nome engraçado :P
    Eu odeio de morte untar formas, é tão nojento e pegajoso e gorduroso que no fim nem a interessante química por detrás do detergente me ajuda a retirar o sebo das mãos por completo, é horrível, parecem pães com manteiga.
    Enfarinhar já é mais giro, eu dou umas pancadinhas na forma como se fosse um bebézinho para ficar homogéneo, o meu jardim fica com farinha e parece que nevou (ou que alguém com muita caspa assistiu a um concerto de heavy metal) :)
    O bater para o mesmo lado tem piada... De qualquer maneira acho que só há um lado que dá jeito bater...
    A tua avó é o meu ídolo dos bolos :)
    A massa dos bolos sabe a cartão, não gosto muito :P Só há um bolo de chocolate que faço e fica delicioso, de resto sabem a farinha... Principalmente de cenoura ou laranja! Mas quando são cremes ou assim já é bom :P
    Nunca faço receitas desses sítios, mas até é bom porque são de certeza testadas :)
    Hmmm ovos caseiros :)
    Ficou lindo e deve ser delicioso! Eu não costumo fazer sem coberturas, gosto de bolos dos que levedam, ou que têm cobertura, ou cremes, ou com massa diferente... Mas esse abriu-me o apetite :)
    Vou passar pelo Lidl, queres que lhe agradeça por ti? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá avelã,

      Ter uma avó que nos adoça o bico com feijoadas e cabidela também é muito bom!!! Para mim todos os tipos de paparocas que sejam das avós, ou tias-avós sabem sempre tão bem :-)
      E tens razão, a parte que menos gosto é a de untar a forma, mas a minha avó sempre me ensinou que o sucesso de um bolo depende muito também da boa arte no untar-enfarinhar-mexer a massa sempre no mesmo ritma e para o mesmo lado... E quem sou eu para discordar, os bolos dela saem sempre perfeitos! Mas que é chato, lá isso tens razão!
      Vou dizer à minha avó essa do ídolo :-) No outro dia tentei explicar-lhe o que a Dinha tinha dito num comentário acima (expliquei-lhe isto de ter um blog e coisa e tal...) e ela não ficou muito convencida de um estranho do Brasil eheheheheh lhe ter mandado um beijo sem fazer ideia de quem ela era... Mas riu-se imenso o que já compensou e agradeceu!
      Tenho a sorte de ter ovos caseiros quase semanalmente para deleite nosso em casa... Sabem de forma diferente, a cor, a textura... Tudo! Adoro!!!
      O lidl... Essa perdição... Encontra-se cada coisa nessa superfície, adoro experimentar novidades ou novidades pelo menos para mim...

      Beijinhos avelã***

      Eliminar
  5. Adorei as tuas dicas para um belo bolo! A tua avó é que sabe... :p
    Gosto dos bolinhos assim para comer ao pequeno almoço! São uma maravilha! ;)
    Ficou verdadeiramente alto!
    Gosto muito de ir ao lidl, tem coisas muito jeitosas! Beijinhos para ti!
    Sarinha,
    No Conforto da Minha Cozinha❣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faltou uma foto de uma fatia... Mas este bolo foi comido tão rapidamente que nem me lembrei, mas ficou tão amarelinho, tão fofinho... Adoramos a receita! Esta receita da dica do lidl ficou verdadeiramente melhor do que a MINHA receita de bolo de laranja :-) E sim, encontra-se coisas muito úteis por lá!

      Beijinhos***

      Eliminar
  6. QUEDO PRECIOSO!!!
    IMAGINO QUE ESTARA RIQUISIMO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  7. Pois aqui estou depois da sua visita ao meu blog. Agradeço as suas palavras. Eu amo bolo de laranja e este deve ser bom de certeza. Tenho de experimentar. Quanto a untar formas não é comigo. Desde que me apresentaram o papel vegetal de culinária que não quero outra coisa. Adeus a untadelas e a formas com buraco...E muitas vezes uso as forminhas de queque de silicone que corre sempre bem. Bater bolos com varinha à mão tb já foi o tempo disso. A minha emopregada lá de casa, a D. Bimby, faz isso na perfeição. Caso não fosse ela era a máquina de bater bolos. Já não há paciência para o manual. Beijos

    ResponderEliminar