terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bacalhau à brás

Uma das comidinhas que me posso gabar que faço bem é bacalhau à brás. Ou pelo menos posso-me gabar dentro de casa, visto que os de casa todos gostam!

É simples e rápido de se fazer, é de bom sabor e é daqueles pratos que a mim me calham sempre bem...




Ingredientes:

- Tablete de bacalhau esfiado
- Batatas
- Cebola
- Louro
- Alho
- Azeite
- Salsa
- Ovos
- Pimenta e sal (se necessário)
- Azeitonas

Preparação:

(Deixo o bacalhau esfiado a demolhar dum dia para o outro e passo-o por várias águas para retirar o excesso de sal)

- Num tacho largo, ponho azeite, cebola às rodelas, 1 ou 2 dentes de alhos picados e uma folha de louro. Faço um refogado e quando já está lourinho, coloco o bacalhau esfiado lá dentro a fritar um pouco.

- Entretanto na fritadeira ponho as batatas aos palitos a fritar.

- Quando as batatas estiverem fritas, coloco numa travessa com papel absorvente para retirar o excesso de óleo e aguardo.

- Entretanto no tacho largo,junto as batatas ao tacho do bacalhau, mexo, junto 2 ovos batidos e envolvo tudo, com o fogão no mínimo para os ovos não passarem demasiado.

- Ajusto o tempero com pimenta e sal (é raro).

- No final, junto salsa e azeitonas para decorar.



6 comentários:

  1. Olá Joaninha! Adoro este prato! O modo como faz é exactamente igual ao meu:) Delicioso! Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :-) Obrigada! Eu gosto muito deste prato feito com batatas mesmo e não com batata palha... Mas há muitas pessoas que o fazem com batata palha mas sinceramente acho que perde a essência, o sabor... É a minha opinião!
      Gosto de a ver por cá... Beijinhos

      Eliminar
  2. eu adoro bacalhau, e esta receita então...vai mesmo bem, em dias frios, mais mornos ou mais quentes, na minha opinião, claro. estas batatas são feitas à "minha moda". muito bom e gostoso. boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia, obrigada pela visita :-)
      Então é cá das minhas, bacalhau de todas as formas e feitios sabe sempre bem, seja verão ou inverno!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Joaninha, desejo-lhe um Santo Natal na companhia da sua familia! Um grande abraço! manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, obrigada pelo carinho :-) Espero que também tenha tido um Excelente Natal na companhia dos seus... Beijinhos grandes*

      Eliminar